Fale comigo:

Caso você queira entrar em contato comigo e deixar suas sugestões, críticas ou opiniões escreva ou me adicione no msn: peneloppe147@hotmail.com

13/07/2008

Lei Seca

Hoje, quando sai com uns amigos pra beber pude observar que em alguns bares estão fazendo teste de bafomêtro na saída. Bem pessoal, eu evidentemente não podia deixar de dar meu palpite por aqui, acho que quanto a Lei Seca, existem algumas considerações a se fazer . A primeira delas é que devemos pensar que os acidentes de trânsito reduziram em boa parte sim, mas que eles não acabaram e na minha opinião, estão longe de terminar, porque não são só pessoas alcolizadas que geram acidentes, mas sim pessoas apressadas, desatentas, mal educadas e sem nenhum tipo de respeito ou conhecimento as leis de trânsito que causam acidentes. A segunda consideração a se fazer, é quanto a polêmica questão do bafomêtro exigido por uma força policial, não capacitada para execer tal poder, neste ponto, fico levantando duas questões: a) ninguém é obrigado a criar provas contra si mesmo, portanto ninguém fica obrigado a fazer bafomêtro se não estiver com sinais evidentes de embriaguez, portanto é uma exigência para mim, muito pouco aplicável. b) teria a polícia preparo para exercer tal poder e julgar cada caso, exercendo a autoridade que lhes foi concedida de maneira adequada? Meu medo é que a resposta para a segunda pergunta seja um silêncio prolongado ou uma negativa retundante, tendo em vista que temos visto nos últimos tempos nos jornais, notícias sobre a morte de civis executados por mera represália a desacatos e/ou discussões com policiais que não avaliam nem relevam qualquer tipo de situação.
Além dessas considerações, se fala muito em aumentar o nível de álcool que se seria permitido, mas fico me questionando se haveria um nível de álcool que fosse seguro, tendo em vista que para alcóolatras o primeiro copo não é uma medida segura nunca. Penso como isso poderia ser avaliado, sem se saber se existe vício, se a pessoa já costuma ingerir bebidas alcóolicas e dirigir e sem uma análise do comportamento psicosocial desta pessoa.
Com todas estas considerações, acho que a lei seca, ainda que já tenha conseguido causar algumas alterações no comportamento dos motoristas brasileiros, ainda é uma lei falha, criada no desespero, sem uma legislação coerente ou executável, e sem uma justificativa plausível de ser avaliada. Acho que é uma lei que não é aplicável a todos, uma vez que o dinheiro ainda compra e manda muitos poderes neste país e pior, não acho que seja uma lei que solucione ou perdure por muito tempo, sendo bem possível que futuramente seja mais uma das várias leis que caem no esquecimento neste país.

Nenhum comentário: