Fale comigo:

Caso você queira entrar em contato comigo e deixar suas sugestões, críticas ou opiniões escreva ou me adicione no msn: peneloppe147@hotmail.com

10/12/2007

NOTÍCIA

REMÉDIOS PARA HIV PERDEM EFETIVIDADE DE FORMA MAIS LENTA, DIZ ESTUDO
NOTÍCIA PUBLICADA EM 9/12/2007


A perda de efetividade em cada um dos três grandes tipos de anti-retrovirais é mais lenta na prática clínica rotineira do que se acreditava até agora, de acordo com um artigo publicado na revista científica britânica "The Lancet". O relatório afirma que a descoberta representa uma grande notícia para o planejamento dos programas de tratamento do HIV no mundo em desenvolvimento, onde se prevê que nos próximos anos os remédios que não fazem parte de nenhum desses grupos principais ainda não estarão à disposição dos soropositivos. Os três tipos de anti-retrovirais mais importantes --os inibidores da protease, os inibidores da transcriptase reversa e os não-nucleosídeos-- suprimem a atividade ou a replicação do HIV. A perda de efetividade do tratamento anti-retroviral triplo acontece quando pelo menos um produto de cada um dos três tipos principais deixa de dar resultado do ponto de vista virológico. O estudo Dirigidos por Andrew Phillips, do hospital londrino Royal Free e professor na Universidade College Medical School, os cientistas analisaram o alcance da falha de mais de um remédio de cada tipo. Para isso, eles estudaram os dados de 7.916 pacientes, com uma média de idade de 36 anos e que começaram o tratamento anti-retroviral com a combinação de pelo menos três remédios. Eles descobriram que em 167 pacientes houve uma perda de eficácia de mais de um remédio do tratamento triplo em algum momento dos dez anos de pesquisa, o que situa o risco de desenvolvimento de resistência em 9,2%. Resultados positivos Posteriormente, cem pacientes (60%) registraram pelo menos uma carga viral abaixo das 50 cópias do HIV por mililitro --o nível mais baixo detectável--, o que prova que as drogas ainda retêm algo de sua atividade virológica, apesar de perder sua eficácia. No momento da perda de eficiência dos três tipos de anti-retrovirais, em 90% dos 167 doentes foi observada uma falha de sete ou mais remédios dos diferentes grupos, e o risco de morte depois de um período de cinco anos ficou em 10,6%. De acordo com os autores do relatório, há provas de que a percentagem de pacientes que desenvolvem resistência aos anti-retrovirais foi reduzida, enquanto os remédios e a experiência com seu uso melhoraram. Em comentário que acompanha o estudo, Edward Mills e Jean B. Nachega, da Universidade British Columbia do Canadá e da Johns Hopkins University (EUA), respectivamente, advertem sobre a necessidade de ampliar o acesso a remédios "alternativos, menos tóxicos e mais acessíveis" em cada um dos três tipos de anti-retrovirais nos países em desenvolvimento. "O HIV continuará conosco no futuro imediato, por isso precisamos dar resposta" às necessidades dos pacientes de todos os países do mundo para, em alguns anos, "poder olhar para trás e perguntar-nos se realmente fizemos tudo o que esteve a nosso alcance".

Fonte: Folha Online

4 comentários:

Unknown disse...

oiii meu nome é rose sou soro positiva a 16 anos e gostaria de novas amizades,minha vida é uma dadiva de deus obrigada

Anônimo disse...

oi descobri, vida positiva,no momento mais dificil da minha vida,ainda não fiz amizades mas tenho certeza q aqui vou encontrar muitos amigos,desde já agradeço,e espero q minha vida se torne melhor

Anônimo disse...

ei eu tb descobri e tb tenho poucos amigos,alias ñ tenho nem um que confio pra dezabafar.isso td é muito triste mas infeslimente é a realidade,pesso muita força a deus pra mim seguir de cabeça erguida,mas é dificil e como é....abraço a tds.

Anônimo disse...

Estou passando por tudo o que aqui já foi dito.Mais cheguei a um ponto de pensar em desistir de tudo estou cansada e adoraria conversar com alguém que me entendesse.sou casada meu maridonão tem o virus.Tive até um filho ele não tem o virus.Estou mesentindo sózinha.Alguém pode me ajudar?