Fale comigo:

Caso você queira entrar em contato comigo e deixar suas sugestões, críticas ou opiniões escreva ou me adicione no msn: peneloppe147@hotmail.com

08/12/2007

HIV TAMBÉM É VIDA

Atualmente é difícil acreditar que ninguém saiba o que é HIV, como se contamina e quais são as consequências. Sabe-se já que o HIV é passado através de relações sexuais sem camisinha, através do sangue infectado e por seringas contaminadas no uso de drogas. Sabe-se também que é uma doença letal, se não tratada, e que afeta a todas as classes da sociedade. O que parece que as pessoas ainda não sabem é que o HIV NÃO É TRANSMITIDO ATRAVÉS DE ATOS DE AMOR, como o beijo, o abraço, uma carícia ou ATRAVÉS DO AR.Vejo ainda pessoas discriminarem portadores de HIV como se os mesmos pudessem contaminar as pessoas somente pelo olhar. Isto é desumano e um ato de covardia, pois o preconceito é algo que só serve para mascarar o medo que as pessoas têm de se contaminar.


Não aceito este tipo de atitude. Entendo o medo, mas pra isso existe a prevenção. Entendo a dor, e digo que pra isso existem os amigos e a família. Existe vida após um exame positivo de HIV. Pra alguém que descobre hoje que é portador de HIV, ainda existe um milhão de possibilidades de vida contra uma única chance de morte. Tudo só vai depender da postura de quem abre o envelope: se resolver reagir de maneira frágil, com autopiedade, falta de amor próprio e com reações autodestrutivas, tudo que vai conseguir é obter uma resposta negativa de quem está a sua volta e a pena alheia, além de vivenciar muito mais a dor e a tristeza da notícia, o que pra saúde do portador já pode ser prejudicial; mas se a pessoa que recebeu a notícia de HIV mostrar-se mais equilibrada, consciente de que sua vida pode mudar por isso e souber contornar as dificuldades ao invés de ficar lamentando-as, com certeza o retorno das pessoas com quem ela convive será muito mais positivo. O portador do HIV é que tem um papel fundamental na maneira das pessoas receberem a notícia, pois ele não é o único atingido, as pessoa da família e amigos com quem se relaciona também sofrem e acredito, que as vezes sofrem mais até do que o próprio soro positivo.

Por isso digo-lhes existe vida após a descoberta da contaminação por HIV e as possibilidades de tornar isso de uma coisa ruim em algo bom, são inúmeras. Claro que ficar sem saúde, doente, não é bom, mas a oportunidade de transformar uma experiência negativa em algo positivo, é maravilhosa. Poder ensinar, cuidar-se, conversar, informar, dar carinho, amor, dividir experiências, idéias e informações são coisas que se podem fazer e que ajudam em muito a superar o medo e os aspectos negativos do HIV. Conflitos sempre vão ocorrer, pessoas ignorantes, mal-informadas e preconceituosas sempre vão existir, mas você pode ajudar a acabar com isso reagindo de maneira correta e auxiliando no combate a AIDS e na luta contra o preconceito, basta prevenir, discutir participar e acima de tudo respeitar a condição de quem é portador. Além disso, um portador de HIV agora pode viver anos se se cuidar e se tratar correntamente. Lembre-se HIV não é sinônimo de morte, é sim sinônimo de força, de busca por saúde, respeito e união. DIGA NÃO AO PRECONCEITO E ACREDITE QUE HIV TAMBÉM PODE SER VIDA se você quiser.



Peneloppe Vida

Nenhum comentário: